A via de acesso para entrar e sair do bairro Vila Labaki irá ganhar novos contornos até o final  de 2023. Consta na pasta de Obras e Serviços Urbanos uma intervenção para melhoria do fluxo de veículos e mais segurança para os pedestres. O dispositivo que será implantado é uma solicitação da vereadora Lu Bogo (PL) junto ao prefeito de Limeira (SP), Mario Botion (PSD). O Jornal Pires Rural solicitou informações desse projeto de mobilidade urbana para a vereadora Lu Bogo que programou uma reunião juntamente com o prefeito Mario Botion para nos receber e esclarecer os detalhes desse novo dispositivo viário.

“Ali é um pedido muito antigo meu, que tenho conversado com o Mario Botion desde lá de traz. Levei o pessoal da Secretaria de Mobilidade Urbana pra ver se a gente achava uma saída para aquele local que cresceu demais. Foram construídos prédios, tem área industrial, cresceu demais as visitas de pessoas de fora, naquele bairro Jardim Boa Vista, se tornou um bairro de comércio de joias que é muito visitado por pessoas de fora. Desde então, a gente busca uma alternativa para aquele local porque no final de tarde, no horário de pico, os carros estão parados no Anel Viário porque na hora da subida, tem uma parada para os carros que adentram o bairro Jardim Boa Vista está muito perigo, risco de acidente, os carros descem em alta velocidade e, já houve acidentes naquele ponto. 

Vereadora Lu Bogo (PL) junto ao prefeito de Limeira (SP), Mario Botion (PSD) – (Foto:Jornal Pires Rural)

A saída ali foi ideia de moradores, ficamos estudando, pedindo ao Mario, levando o pessoal das secretarias lá, Dagoberto (Guidi, secretário de Obras) apresentou um projeto que ainda está finalizando”, declarou a vereadora Lu. 

Basicamente o projeto proposto consiste em um alargamento na lateral direita na descida da rua General Rondon para os veículos que estão saindo da Vila Labaki sentido Anel Viário. Nesse novo trajeto o veículo acessa parte da rua Manoel Queirós e segue para o Anel Viário, ou continua fazendo o contorno sentido rua Manoel Queirós. Quem desce pela rua Manuel Queirós também poderá sair para o Anel Viário ou seguir sentido rua General Rondon. O veículo que está na rua Jacob Krambeck só terá opção de sair para o Anel Viário. Para que todos esses veículos possam acessar o Anel Viário será feito uma nova ponte sobre o córrego, localizada em frente ao canteiro central do Anel Viário que dá passagem para o retorno de veículos. Para os veículos que vem pelo Anel Viário sentido rua Manuel Queirós, Jardim Boa Vista, haverá uma faixa prioritária. O fluxo continua igual para aqueles veículos que sobem pela rua General Rondon.

Custo da obra

De acordo como prefeito Mario Botion, “até o final de março ela vai ser licitada. Se publicado o edital dentro do mês de março, eu acredito que talvez em julho a gente comece a obra. Essa obra é mais importante para quem mora e trabalha no Jardim Boa Vista, bairro que tem metade empresas e outra metade residências mas, de qualquer maneira tem trânsito na região, será uma obra em torno de um milhão e quatrocentos mil reais”, disse o prefeito.

“Quando a vereadora Lu trouxe esse pedido, ele não é tão novo, vamos colocando no planejamento e dentro da questão orçamentária mas, é algo que entendíamos que era necessário para dar segurança pra quem acessa a rua General Rondon e a rua Manuel Queirós, e o volume de veículos que transitam aqui é muito maior do que se fosse só residencial. Mesmo se fosse só residencial mereceria uma intervenção”, Mario destacou. 

Projeto apresentado pela Secretária de Obras e Serviços Públicos, prevendo mudanças no trânsito para os bairros Vila Labaki e  Jardim Boa Vista (Foto:Jornal Pires Rural)

Importância da obra

“Então, essa rotatória vai organizar o trânsito para quem sai do Jardim Boa Vista, não vai mais ter que atravessar a rua General Rondon pra acessar o Anel Viário. O que a gente mais quer é organizar trânsito e dar segurança, quando colocamos uma rotatória é para melhorar a segurança de quem passa por ali, seja do pedestre ou seja do veículo. Na ordem de importância; a segurança das pessoas que por ali passam, seja motorista ou pedestre e organizar melhor para que as pessoas acessem facilmente, fique menos tempo parado no trânsito. É uma obra importante, está dentro do Finisa 2 e 3 (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), a ordem de grandeza é de um milhão e quatrocentos mil reais. Ela deve começar dentro em breve, tenho a expectativa entre agosto e setembro desse ano a obra já esteja entregue para essa grande população usar. Isso é o trabalho importante da vereadora para trazer as demandas. Às vezes não conseguimos fazer de imediato mas, colocamos no planejamento e com planejamento executamos”, frisou o chefe do executivo.

A vereadora Lu Bogo agradeceu o atendimento da solicitação por parte do prefeito e afirmou que é “um pedido antigo dos moradores, uma preocupação desta vereadora, inclusive, no local já teve acidentes, por conta que trava no horário de pico. Esse projeto é muito importante por ser uma região que recebe pessoas de fora que tem que ter um acesso mais rápido, isso vai dar conforto, tranquilidade e segurança para os moradores e pedestre. Eu fico muito feliz”, ela disse. 

Concluindo o prefeito Mario Botion acrescentou, “além de resolver esse problema para quem está no local, ainda tem os que fazem desse local como uma passagem, como os moradores do bairro dos Pires, porque a rua General Rondon é uma via de acesso bastante usada por essas pessoas. Então, resolve o problema da cidade e também ajuda a zona rural”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *