A APEOESP Subsede Limeira (SP) apresentou a CHAPA 1 APEOESP Unida, neste sábado (20) referente a eleição do Conselho da Subsede e o lançamento do candidato Fabio Santos de Moraes, hoje, vice-presidente estadual, concorrendo ao cargo de presidente estadual. Atualmente a APEOESP é presidida pela deputada estadual Professora Bebel.
No dia 26 de maio as urnas estarão disponíveis para o voto em todas as escolas municipais e estaduais do Estado de São Paulo. Encerrado o período da eleição, as urnas serão lacradas e recolhidas. As urnas referentes a eleição da Subsede Limeira será apurada na sede da entidade. As urnas referente a eleição estadual serão imediatamente transportadas para capital (SP) onde serão apuradas todas as urnas do estado de São Paulo.
A APEOESP Subsede Limeira, Iracemápolis (SP) e Cordeirópolis (SP), realizou um evento para a apresentação da CHAPA 1 APEOESP Unida para as pessoas que estarão participando da eleição nas escolas municipais e estaduais.
A Chapa 1 é a única chapa inscrita na eleição 2023 da Subsede. Os candidatos das redes estadual e municipal estão concorrendo numa só chapa. O Conselho da Subsede Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis, será eleito proporcional ao número de votos que cada um conseguir coletar no dia 26. São oito vagas no Conselho, mais oito vagas para os suplentes. No entanto, todos os trinta e três candidatos acabam participando nos trabalhos da Subsede.
“Essa eleição envolve a rede estadual de ensino do estado de São Paulo. Estamos falando de noventa mil professores efetivos; mais quase noventa mil professores temporários – o último concurso para a Secretaria de Educação de São Paulo destinado para o cargo de professor foi realizado em 2013. O certame teve edital publicado para provimento de cinquenta e nove mil vagas, que exigiam nível superior. Olha a situação que está o estado de São Paulo, já temos um número de professores temporários quase igual ao número de professores efetivados; quando o ideal era pra ser todos concursados e efetivados.
O número de professores aposentados que votam, ultrapassa cem mil no estado de São Paulo. Então, a Rede Estadual de Ensino tem mais de trezentos mil professores, ao todo. São cinco milhões de alunos. Atualmente a APEOESP tem quase duzentos mil associados distribuídos em oitenta subsedes no estado de São Paulo. A APEOESP não recolhe o imposto sindical, o professor se torna um associado por adesão. Quem não concorda com a nossa visão não é obrigado participar”, afirmou Edivaldo Mendes da Costa.
“A nossa maior luta hoje, é conseguir manter o piso salarial. Conseguimos uma boa parte dos royalties do pré-sal pra Educação, foi tudo retirado, perdemos. Vamos tentar de novo por que para melhorar a Educação tem que ter estrutura. Dizem, ‘podemos dar aula debaixo de uma árvore’. Mas se o País tem recursos e não arrecada? Se os recursos não é pra Saúde, não é pra Educação, não é pra Segurança, vai pra onde? Isso é justificativa pra terceirizar a Educação e entregar para a iniciativa privada. A nossa ideia principal é tornar mais participativa e fortalecida a entidade por que nós brigamos com gente com muito poder e com muitos recursos. E todos estão de olho no dinheiro da Educação”, explicou Edivaldo.
Erika Monteiro coordenou o evento de lançamento dos candidatos, trazendo convidados para manifestar o apoio à candidatura de Fabio Santos de Moraes;
“O que está acontecendo aqui, hoje e, o que vai acontecer na vida do Fabio é apenas colher tudo o que a gente planta. No dia 26, os professores vão votar, os companheiros vão votar, as professoras vão votar e quando eles forem votar eles vão apenas retribuir o que já recebeu de vossa excelência. Uma retribuição de todo o trabalho que você prestou todos esses anos na APEOESP. E tem uma coisa no Fabio que é singular e, ela rompe as barreiras, até as barreiras dos poderosos que às vezes não queria que você chegasse onde você está chegando, que é a humildade. Isso nos emociona e é o que vai fazer com que a categoria vote na Chapa 1 no dia 26”, disse Wevestton Lucas Sampaio.
“Você sempre foi o presidente da APEOESP, já faz vinte anos, com todo o meu respeito aqueles que ocupavam o cargo da presidência. Mas o Fabio é que fez tocar essa APEOESP. Eu quero dizer que na década de 1970, eu morava em Ilha Solteira (SP), e ali eu já era afiliado da APEOESP. Depois disso, eu me aposentei como professor, fiz concurso de diretor e continuei na APEOESP. Naquele tempo eu me lembro, se o Fabio me permite, durante o recreio, eu dava um jeitinho e ampliava o recreio para que o Fabio pudesse ter contato com os meus professores. Eu tinha certeza absoluta que ali ele estava com a verdade. Já subi no palanque em Limeira junto com ele e, hoje, eu fico muito agradecido de vocês terem lembrado de me convidar para esse evento – eu me sinto muito honrado. Eu lhe desejo sucesso e vou lhe chamar de presidente da APEOESP”, disse Vanderlei Fonoffi.
“É uma alegria estar aqui nesse lançamento da Chapa 1, o Fabio está ansioso, esperando, não porque ele vai assumir mas, porque ele já assume, ele já faz o trabalho de presidente há muitos anos. Eu estou no Sindicato dos Bancários há vinte anos e agora também na Federação e quando ele falou que poderia ser, não! Ele vai ser! Porque nós estamos juntos e vamos fazer essa luta juntos, pode contar com a gente na eleição e no seu mandato, com certeza”, disse Ana Lúcia Ramos Pinto.
Os depoimentos de pessoas que não puderam estar pessoalmente, foram gravados em vídeo e projetados no telão. Para quem quiser assistir é só buscar na internet e digitar Chapa 1 APEOESP para ter acesso a todos os depoimentos.
“É uma honra estar aqui junto com o Fabio, junto com a APEOESP nessa luta. Estamos juntos nessa luta é que é juntos que construímos mais e é juntos que fazemos mais. Eu tenho certeza que você fará um bom mandato dando a direção para todos. Estamos juntos”, disse Ivanice dos Santos.
“É um prazer muito grande estar aqui. Eu não poderia deixar de vir, até porque, nós temos um candidato a presidente querido por todos que com certeza vai se eleger. Eu estou representando a AFUSE que vocês tenham uma boa eleição, com a Graça de Deus. Não posso estar indo pra rua mas, estou a disposição para ajudar na sede. Parabéns Fabio. E com certeza estaremos com vocês sempre”, disse Maria Antônia de Carli Trolesi.
“Falar do Fabio é complicado porque tem uma história bonita dentro da militância da APEOESP e eu lembro na década de 90 quando ele chegou aqui em Limeira, eu estava retornando de Piracicaba e logo em seguida entrou na APEOESP, dando continuidade ao trabalho. Um trabalho que a gente já fazia, na época a Bebel estava no Sindicato, a Mara, todo esse grupo de luta da APEOESP. Hoje, é um dia importantíssimo como o colega Vanderlei falou. O Fabio vem fazendo esse trabalho e precisa dar continuidade. Os últimos governos que se sucederam no estado de São Paulo prejudicaram em muito o professor. Eu sou supervisor designado, professor da rede e a gente nunca perdeu a oportunidade de apoiar e valorizar o trabalho do professor. A Chapa 1 vem pra fortalecer isso. São pessoas que já militam há muito tempo aqui em Limeira e no estado de São Paulo e estão aí por mérito. Agradeço e desejo felicidades a todos os companheiros e após a eleição termos a certeza do resultado do Fabio na presidência da APEOESP”, disse José Ferreira de Melo Jr.
“Eu quero dizer que na construção da CUT, nós vivenciamos por todos esses momentos de luta e de resistência. Eu comecei minha militância em 81 nos Metalúrgicos, saindo da luta pela redemocratização do País, de construção do nosso movimento pró-CUT, ela que foi construída por todos os movimentos vivos que existiam naquele momento na luta operária, na luta dos professores e outras categorias. Mas foi esse ajuntamento dos vários segmentos dos trabalhadores que construíram a CUT, nosso patrimônio e a maior força sindical da América Latina.
Juntos, Fabio, Erika e tantos outros professores fizeram história aqui. Mas o Fabio tem uma história de militância na nossa cidade e no Estado, reconhecido, ele é candidato e será presidente não por acaso. Ele é militante político e, eleito presidente, agora nesse processo eleitoral, vai consolidar sua liderança no Estado de São Paulo nesse que é o maior sindicato que temos no campo Cutista.
Todo o apoio do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e, dizer aqui, com muita alegria, que o Fabio será o nosso presidente da APEOESP e, com muito orgulho, de Limeira”, disse Wilson Cerqueira.
“Eu costumo dizer que ocupar um espaço político, a gente sabe que nem todo político é professor mas, todo professor, com certeza, é político. O exercício da profissão da Educação lá na ponta, no chão da escola, na sala de aula é fazer política. E fazendo política a gente consegue fazer também a luta dos trabalhadores e trabalhadoras e entender que toda luta é pedagógica. Pra mim é um momento importante é pra galera da APEOESP de Limeira que sempre foi muito próxima, em nome do Fabio eu não posso dizer outra coisa a não ser gratidão. Obrigada. Conte conosco”, disse Isabelly Carvalho.
“Todas as vezes que a gente vai se pronunciar em relação a APEOESP nós falamos que é o maior Sindicato da América Latina. É maior na quantidade de filiados e filiadas e gigante na representatividade. Eu já disse a todos da APEOESP que eu não imagino nós nessa luta pela democracia sem a presença da APEOESP. Ela desempenha um papel fundamental não só na defesa intransigente do direito dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação mas, não só na Educação. A luta intransigente pela manutenção da democracia no nosso País. A Subsede Limeira também desempenha um papel importantíssimo, em todas as lutas da sociedade limeirense você vê a APEOESP e os demais Sindicatos sempre em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Pra nós é muito importante essa eleição, em especial porque nós teremos a renovação da direção importante pra nossa cidade e teremos a eleição do Fabio. Isso nos deixa com orgulho, saber que o teremos a frente da APEOESP com o bastão de presidente. E desejamos que seja o Fabio e temos certeza que isso vai acontecer”, disse Antônio Carlos Lima.
“O Fabio está realizando um sonho coletivo e de extrema importância pra Limeira. A APEOESP, da nossa região tem um histórico de luta muito grande então, como o Lima disse, está aqui vários companheiros de luta, é que agente está vendo que pode ter esperança, da gente fazer as mudanças necessárias que esse País quer e a APEOESP faz parte dessa história. A gente está junto e sempre estivemos juntos na luta. Tamo junto”, Nicinha Lopes.
“É um orgulho enorme pra gente ter na nossa cidade um presidente do maior Sindicato da América Latina. Ver uma pessoa do porte do Fabio, da inteligência, da capacidade, e da militância que ele tem ao longo de décadas lutando pelos trabalhadores, pelos professores e professoras, mas por toda a classe trabalhadora. Isso nos remete a uma tarefa muito difícil na conjuntura. Vocês que enfrentaram o governo Alckmin quando estava no PSDB, vai saber agora o que é enfrentar o Tarcísio no Governo do Estado de São Paulo. Ele já sinalizou que o principal inimigo dele no Estado será os professores. Ele deve aprofundar a reforma política que começou no Governo Bolsonaro, principalmente no Ensino Médio, deve aprofundar ainda mais a precarização dos equipamentos de trabalho das escolas e deve impor mais arrocho ainda ao salário dos trabalhadores. Com o Fabio a frente da APEOESP e com essa militância aguerrida dos professores do Estado de São Paulo nós vamos impor também derrotas a esse governo. Parabéns!”, disse Osmar Lopes.
“Quando eu me filiei a APEOESP, eu conheci o Fabio, o Toledo, a Sandra, a Tânia, a gente se encontrava escondido pra fazer reunião na prefeitura porque era perseguido. A gente se reunia na frente do cemitério, muitas vezes, e sofríamos uma perseguição. A APEOESP acolheu essa Rede Municipal mesmo sem filiação, na época não podia. Foi depois da municipalização que podemos filiar a Rede. De lá pra cá, eu aprendi muito. Daqui dois anos eu me aposento, engrossando essa maioria de aposentados junto com a tia Cidinha, a comandante dos aposentados. Quero parabenizar e dizer ao Fabio que agora daqui pra frente é só avançar em direitos com esse pessoal que está aqui é que é de luta”, Edivaldo Mendes da Costa.
Antes da fala de Fabio, Erika Monteiro pediu aos presentes um minuto de silêncio pelo companheiro Silvinho Lima, falecido no dia 09 de maio. “Eu peço a todos que elevem o seu pensamento ao Silvinho e vamos nos lembrar dele. Silvinho Lima presente!”.
Fabio Santos de Moraes, candidato à presidência da APEOESP, iniciou dizendo estar muito feliz e agradecendo as pessoas que ajudaram “a construir esse momento”. Fabio também lembrou das lutas enfrentadas na APEOESP para melhores condições de trabalho dos professores, citou vários presidentes da entidade e manifestou um carinho especial a Professora Bebel dizendo; “A gente vive um momento de resistência, então, eu fiquei muito orgulhoso, e não foi fácil chegar onde nós chegamos, quem acompanhou sabe disso. Eu estou abrindo um processo de transição na APEOESP -, é uma transição muito responsável, a Bebel ficou duas décadas e ela está na Chapa e é importante que ela esteja, foi um nome que nós construímos”. E sobre os momentos históricos acrescentou; “muitas coisas na nossa história a gente vai ter que contar para as pessoas, principalmente para aquelas que estão chegando, que acha, que o que tem, foi o governo que deu. E o governo nunca deu nada. Tudo (o que temos) foi resultado da nossa luta”, clique aqui para ler na integra o discurso de Fabio Santos de Moraes.
Excelente. Obrigada por estar presente. Muito bom reencontra-los