O Jornal Pires Rural tem suas edições impressas desde 2005, direto de Limeira, São Paulo, Brasil.

A escolha de viver na área rural pode parecer, a princípio, a troca do estresse urbano pela tranquilidade do rural. As descobertas feitas pelo casal Marcel Menconi, publicitário e Adriana Fonsaca, psicóloga, levou ao dinamismo de um caldeirão de valores que a área rural oferece, o que deixaria qualquer desavisado estressado. No ano de 1996, quando o casal conheceu o entorno de sua moradia, o bairro dos Pires, área rural de Limeira, interior de São Paulo, encontraram um mundo sem fronteiras ligado ao resgate cultural, meio ambiente, agricultura, religiosidade. Esse universo era um apelo de consumo dos grandes centros, principalmente por alimentos produzidos localmente.

Com o tempo, o romantismo dessa experiência rural foi tomando forma pró-ativa com envolvimento no cotidiano do bairro dos Pires – uma área com 10 km de extensão, localizado em área de manancial, com histórico de colonização alemã – resultou num trabalho pioneiro na região de Limeira. Em 2005, aconteceu o lançamento do Jornal Pires Rural, um periódico quinzenal, tratando de assuntos como resgate cultural, valorização da comunidade, manutenção de estradas, educação, assuntos agrícolas e ambientais – o bairro dos Pires é uma sub-bacia hidrográfica que contribui para o abastecimento de água para o município de Limeira.

Com a intensidade de pautas na região o reconhecimento do trabalho foi ampliando com clareza de que a área rural não tem fronteira geográfica.

O Jornal Pires Rural é um veículo de mídia impressa e digital para atender a demanda de um público que lê e está buscando conteúdo que contribui para a sua formação, acima de tudo. O Jornal impresso está presente em 90% das escolas estaduais e municipais do município de Limeira.

Missão:

Apresentar um conteúdo com fonte de credibilidade 

Visão:

Continuar sendo referência na região como veículo que respeita o leitor independentemente da localização.

Valores:

Respeito aos gêneros; 

Valorização da Mulher;

Valorização das histórias de vida em comunidade; 

Crença na integração campo/ cidade;

Valorização e disseminação do conteúdo de pesquisa acadêmica. 

O formato do jornal impresso é tablóide germânico (27,5 cm de largura por 42 cm de altura), total de 12 páginas, 6 coloridas e 6 pb.
Para assinaturas ou anunciar entre em contato por email: jornalpiresrural@hotmail.com
Se preferir ligue (19)99676.3502 ou (19)97409.7544.
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h.