A Escola Senai “Luiz Varga” comemorou seus 61 anos de atividade em Limeira, homenageando a família Varga com a inclusão de mais dois bustos, juntamente com uma placa comemorativa, no espaço da praça Antônio de Queiroz, localizada no Jardim Mercedes, em frente a escola. O projeto de revitalização do local utilizou o formato e as cores que remete ao logotipo da indústria de Freios Varga.

Na solenidade estiveram presente o homenageado Júlio Varga, a viúva de Milton Varga, Emília Menconi Varga, familiares, o prefeito de Limeira Mario Botion, o diretor da escola Senai, Mário Cazão, o diretor regional do Ciesp Renato Laranjeira, os secretários municipais Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Edison Moreno Gil (Gabinete), André De Francesco (Educação), Farid Zaine (Cultura) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o presidente da Acil, José Mario Bozza Gazzetta, além de alunos, professores e funcionários do Senai e da indústria Stampline.

Júlio Varga, fundador da Freios Varga, juntamente com seu irmão, Milton Varga

Em seu discurso Júlio Varga, afirmou; “Hoje é um momento para agradecer a homenagem que está sendo feita para a minha pessoa e meu querido irmão. Quero agradecer de coração esse dia tão importante para nós, pelo aniversário de 61 anos da Escola Senai e para valorizar o trabalho que tem sido feito para preservar o espaço Luiz Varga; agora terá mais dois bustos homenageados, Milton Varga e o meu (Júlio Varga). O trabalho realizado pelo Senai é extremamente importante para sociedade pois, além de oferecer novas oportunidades aos jovens, também proporciona emprego e mão de obra qualificada para as empresas. Não poderia deixar de falar do grandioso trabalho do diretor Mário Cazão e todos os professores e colaboradores dessa escola, que se empenham constantemente para que possa crescer cada vez mais. Quero agradecer a presença de todos que vieram prestigiar o aniversário do Senai e o nosso. Muito obrigado”.

O diretor do Senai, Mário Cazão, se dirigindo aos alunos,  fez um discurso nostálgico, relembrando sua trajetória como estudante e citou que usava em sua mochila um adesivo do carro de Fórmula 1, Lotus, estampada a marca da Varga, um objeto de consumo para a época, assim como hoje são os smartphones. “Imaginem um jovem na década de ’70, se preparando para ir para a aula com um adesivo na mochila; uma Louts preta, do Emerson Fittipaldi com o logo da Varga. É assim que começa minha vida de estudante como vocês. Por que colocá-los junto com essa família, com essa geração de empreendedores? É poder mostrar a vocês que tem como vencer nesse país, que tem sim, como batalhar e buscar uma melhoria na qualidade de vida, mesmo parecendo que algo luta contra isso. Jovens alunos da escola Senai Luiz Varga, a família Varga é exemplo para nós, é exemplo de educação, determinação e trabalho. Tenho certeza que nem sr. Júlio e nem sr Milton ficavam em casa de manhã enquanto a empresa rodava, tenho certeza que estavam lá antes do pessoal chegar e saiam só depois que todo mundo ia embora. Só assim que se vence. Ter na nossa frente, todo dia, uma imagem que representa, não a indústria de Limeira ou de São Paulo mas, uma imagem que representa a indústria mundial. A imagem que temos na frente da Escola Senai representa a indústria mundial, a família Varga influenciou a indústria do planeta terra. Nós respeitamos o posicionamento da praça Professor Antônio de Queiroz, que foi um grande educador e dentro dela criamos um espaço para homenagear as iniciativas empreendedoras. Dona Emília e sr. Júlio, obrigado pelo presente que nos deram, a gente continua aprendendo com vocês, obrigado!”.

Ao centro, descerrando a placa, Emília Menconi Varga e Júlio Varga, recebem aplauso das autoridades

O diretor regional do Ciesp, Renato Laranjeira, relembrou que “foi sr. Júlio quem trouxe para Limeira a regional do CIESP. Então, é uma dificuldade muito grande para nós estando à frente do CIESP, tendo como parâmetro o sr. Júlio”. Ele também destacou o caráter empreendedor da família Varga, “sr. Júlio com seu irmão Milton, depois com toda família Varga, todos os seus 6 mil funcionários, que teve na época da Freios Varga e, sr. Júlio com sua veia empreendedora depois formou a Stampline, todo esse progresso trouxe para Limeira e, trazer isso em uma região, aumenta seu PIB, sua renda per capita, isso é melhor. O Assistencialismo de um governo também é importante, faz parte, é um dever do Estado cuidar daqueles que não tem possibilidades, porém, tão importante quanto é poder fazer através da indústria, através do empreendedorismo, fazer a divisão de renda, fazendo com que o povo, as pessoas possam ter o seu trabalho, ter seu rendimento, poder comprar seu carro, comprar sua casa e educar seu filho”.

Num tom emocionado Renato finalizou dizendo, “estava agora a pouco conversando com sr. Júlio, e lhe disse; tem uma coisa que ninguém tira da gente, trabalho, caráter e honestidade, são as nossas virtudes, essas ninguém tira. Parabéns!”

Prefeito Mario Botion destacou o aspecto empreendedor da escola Senai que, segundo ele, vai ao encontro da trajetória da família Varga. “O Senai dá oportunidade para que os alunos entrem no mercado de trabalho, mas também sejam empreendedores, como a família Varga foi em Limeira e deixou um enorme legado”, enfatizou Botion.

Para o neto de Luiz Varga, Celso Varga, a homenagem demonstra a importância de alguém que plantou uma semente e deu bons frutos. “Meu avô começou uma atividade empreendedora na cidade e isso foi importante, pois gerou muitos empregos e outras empresas”, observou.

O arquiteto Felipe Penedo foi o responsável pelo projeto de revitalização da praça que inseriu no local o espaço Luiz Varga onde, agora, está os bustos de Luiz Varga, patrono da escola Senai, de Estevam Julio Varga e Emmanoel Milton Varga, além de uma placa contendo os dizeres: “Reunidos nesse espaço denominado Luiz Varga, localizado na praça Antônio de Queiroz, as entidades representativas do segmento industrial do município de Limeira e região, homenageiam dois grandes baluartes da indústria local; Milton Varga (in memorian) e Júlio Varga, pelos relevantes serviços prestados a industria nacional, Limeira 25 de agosto de 2023”.

Homenageados

Júlio e Milton são filhos de Luiz Varga, patrono do Senai. A família Varga chegou a Limeira em 1944, quando a marca já existia no ramo da indústria de máquinas e equipamentos com produção de soldas elétricas de vários tipos. Após o falecimento de Luiz Varga, aos 47 anos, os filhos migraram para o ramo de autopeças, que culminou na criação da Freios Varga, logo se transformou em uma das maiores fabricantes de freios do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *