O livro-reportagem “Jornal Pires Rural 2005-2020. Um recorte da memória coletiva rural da região de Limeira (SP); marcada pelo fim da era da citricultura“, dos editores Adriana Fonsaca e Marcel Menconi, traz uma seleção de oitenta e oito matérias publicadas no Jornal Pires Rural ao longo do período 2005-2020. 

Ao completar quinze anos, em um ano atípico, quando a humanidade enfrentou a pandemia do novo coronavírus e, a percepção de que o século XX, de fato, era encerrado, os editores confirmaram o desejo de realizar uma obra literária para reunir as principais matérias publicadas no Jornal Pires Rural. Desta forma, a convicção de que o conteúdo produzido, veiculado e, agora apresentado na forma de livro-reportagem, contribui para a história e identidade rural da região de Limeira. 

O Jornal Pires Rural, desde 2005, tem o propósito de promover o desenvolvimento local rural  através de atores mobilizados em um processo dinâmico de valorização e fortalecimento do capital social rural. Entendemos que o desenvolvimento local é a base de uma identificação coletiva com uma cultura e um território focado nas pessoas, no seu ambiente, e na sua capacidade para inovar, e efetivar transformações baseadas em valores.

Nas páginas do livro o leitor encontrará histórias da agricultura familiar marcadas pelo fim da era da citricultura, uma commodity do agronegócio que trouxe ascensão e decadência para a agricultura familiar regional. Histórias de um processo de transição na produção familiar e a solitária busca por uma vocação produtiva sem incentivo do poder público. O período recortado trazem matérias que retratam a luta pela qualidade da água; a modernização da tecnologia no campo; o início do plantio do milho transgênico; a expansão do cultivo e o pacote tecnológico da soja; o trabalho artesanal do jacá inserido na produção de mudas cítricas; o parcelamento irregular do solo; o associativismo; a primeira comercialização da produção familiar para a merenda escolar do município de Limeira; a organização da Feira do Produtor Rural de Limeira; a história de empreendedorismo da Bosch Mercuri; os primórdios da Escola Estadual Rural Dorivaldo Damm; o projeto piloto de Patrulhamento Rural Comunitário da Polícia Militar no município de Limeira; a colheita do arroz de sequeiro; a cronologia da celebração da Festa de São João do bairro Água Espraiada; o surgimento da Capela de Santo Antônio dos Pires de Baixo; a viola caipira e muito mais. 

O desenvolvimento do trabalho de comunicação social a partir do local e do regional permitiu ao Jornal Pires Rural ir além das informações, além do que o jornalismo de modelo hegemônico tem proposto. Atento, o veículo foi ouvir antes de fazer perguntas, foi conviver para não se impor, estabeleceu uma relação de confiança e credibilidade junto a seus leitores. Foi construído um projeto contínuo de organização da memória coletiva de forma que enalteça a comunidade rural, contribuindo para o conhecimento universal através da cultura rural local.

PERFIL:

Livro-reportagem: “Jornal Pires Rural 2005-2020, Um recorte da memória coletiva rural da região de Limeira (SP); marcada pelo fim da era da citricultura” 

Autores: Adriana Fonsaca e Marcel Menconi

Editora: Wasacz

Lançamento: Dezembro 2021, 134 páginas, formato 21cm x 29,7cm, ilustrado, PB, R$150,00

Para adquirir o exemplar entre em contato pelo WhatsApp 19 – 99676-3502 ou 19 – 97409-7544

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.