No dia 24 de setembro de 2020, as caçambas de lixo doméstico instaladas no bairro dos Pires foram retiradas do local de costume e removidas para outro ponto, margeando a rodovia Anhanguera. Passados 120 dias dessa remoção, entramos em contato com a Prefeitura de Limeira, responsável pelas caçambas e também pela coleta de lixo, através de contrato com uma empresa terceirizada, para saber: 

A Prefeitura já pode afirmar que as caçambas de lixo permanecerão definitivamente neste local que estão desde 24 de setembro? Haverá sinalização ou alguma notificação oficial por parte da Prefeitura nesse ponto de descarte e coleta de lixo doméstico? A decisão pelo local foi definida baseado em quais critérios?

BO: "Localizamos as caçambas próximo a via Anhanguera"
BO: “Localizamos as caçambas próximo a via Anhanguera”

Por e-mail a diretora de jornalismo da secretaria de comunicação da Prefeitura Municipal de Limeira enviou a seguinte resposta: “Em relação às caçambas dos Pires, a Prefeitura está buscando uma nova área para instá-las de forma definitiva”.

Entenda

No início da noite do dia 23 de setembro, a imagem do local de descarte de resíduos domésticos do bairro dos Pires, Limeira, SP, começou a circular nos grupos de WhatsApp da AABP moradores (Associação do Amigos do Bairro dos Pires) e Grupo Vigilância Solidária (da 5ª Cia. da Polícia Militar do Estado de São Paulo), sem as caçambas de recolhimento. A imagem traz a seguinte mensagem editada: “Atenção às caçambas não estão mais aki novo local de descarte é ao lado da anhanguera”.

Na mesma noite, o Jornal Pires Rural entrou em contato com o Secretário de Comunicação, Antônio Peres e prontamente, tão logo formalizado o questionamento deste veículo à referida secretaria, obtivemos a seguinte nota da Prefeitura Municipal de Limeira, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos: 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos registrou um Boletim de Ocorrência por furto
Secretaria de Obras e Serviços Públicos registrou um Boletim de Ocorrência por furto

“A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, informa que NÃO efetuou a retirada das caçambas daquele local. Inclusive, está sendo registrado um Boletim de Ocorrência por furto, já que a equipe que faz os serviços de coleta só percebeu a falta dos contêineres quando chegou para coletar o lixo hoje pela manhã. A coleta no referido ponto é realizado diariamente. Aos sábados, essa coleta é feita em dois horários (manhã e tarde). A pasta informa ainda que já atua junto à Associação de Moradores do Bairro dos Pires, para que sejam indicados outros pontos para colocação de novas caçambas – porém até o momento não foi possível localizar essas áreas nem tampouco obter as autorizações necessárias. Vale destacar que o poder público pode intervir nas margens de vias, instalando dispositivos como lixeiras, dentro de uma faixa de servidão de 20 metros”, encerra a nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *