Recebemos um alerta de Gerrie Schrik, moradora do bairro dos Pires de Baixo, que encontrou descarte irregular de lixo no bairro dos Pires, em Limeira, SP. Ela nos disse que no local tem “um depósito ilegal de lixo industrial. Lixo sempre teve, mas lixo industrial é novo” e, também afirmou que “queria bolar um jeito para denunciar esta questão do depósito ilegal. A primeira coisa que vem em mente é informar. Tirei fotos das embalagens de perto”. Gerrie publicou as fotos em seu perfil do Facebook e compartilhou. Sua queixa também foi levada à reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg), realizada de forma presencial no bairro dos Pires, na manhã do dia 24/09. Diante de tal denúncia o dirigente da reunião e presidente do Conseg o advogado Dr. Cláudio Zalaf, disse que a única pessoa presente à reunião da parte da Prefeitura Municipal era uma representante da Vigilância Sanitária. “O Dagoberto tem nos ajudado, talvez, seria a pessoa correta. O Dagoberto (Guidi), pra quem não sabe, é o nosso secretário (municipal) de Obras (e Serviços Públicos), tem nos ajudado bastante. É uma possibilidade, eu vou ligar para ele e conversar a respeito. Ele sempre vem (às reuniões do Conseg), não veio hoje, certamente está envolvido em outra inauguração mas, está anotado. O importante é cobrar para tentar solucionar. Com o auxílio da imprensa, nós podemos ter mais elementos para cobrar o município. Diga-se de passagem o município sempre nos ajuda. É uma pena que a Secretária Municipal de Segurança não mandou ninguém. Tenho saudade (do cabo) Chiquinho, nunca faltava e sempre tinha um representante, o atual secretário não mandou nenhum representante da Secretária Municipal de Segurança, não tem ninguém, vamos constar em ata”, asseverou Dr. Zalaf.

Ecoponto na Via Martim Lutero 

No início de agosto o prefeito Mario Botion encaminhou um Projeto de Lei à Câmara Municipal de Limeira pedindo autorização de empréstimo de R$ 162,7 milhões para realização de 60 obras de infraestrutura no município, dentre elas, está prevista a implantação de um ecoponto na Via Martim Lutero; de acordo com a nota enviada a imprensa dia 03/08/2021.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, esteve na Câmara Municipal acompanhado do secretário de Fazenda, José Aparecido Vidotti, onde detalharam o projeto aos vereadores, observando que o financiamento prevê a execução de um pacote de obras nas áreas de saneamento e drenagem urbana, além de ampliação do sistema viário e construção de novos equipamentos públicos.

Na sessão ordinária de 09/08, em regime de urgência especial, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei Nº 156/2021 (http://consulta.limeira.sp.leg.br/Documentos/Documento/255647), que autoriza a Prefeitura a contratar mais um empréstimo bancário a crédito de recursos da Caixa Econômica Federal, com a linha do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na Modalidade de Apoio Financeiro (Programa Finisa).

A solução do Ecoponto

Por essa recente autorização da Prefeitura de Limeira a obter financiamento de até R$ 162 milhões para obras, e dentre as obras citadas está um ecoponto na Via Martim Lutero, no bairro dos Pires, o Jornal Pires Rural solicitou ao departamento de imprensa da Secretaria Municipal de Comunicação Social, algumas questões para esclarecimento de como será a implementação do ecoponto, através das seguintes perguntas;

-O que será de fato implantado? Será uma estrutura no modelo existentes na área urbana?

-Onde, efetivamente, será esse local do ecoponto na Via Martim Lutero?

-Já foi definido quem realizará as obras estruturais?

-Quando elas acontecerão? 

-Como será seu funcionamento? Será em sistema 24h? Receberá apenas inservíveis? Receberá lixo doméstico?

-Qual secretaria ficará responsável pelo local?

A resposta enviada pelo departamento de jornalismo da Secretaria de Comunicação Social foi: “A Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que os técnicos da pasta estão em fase de estudo. Ainda não há definições”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *