Doces caseiros do sítio – Bolo de coco queimado

A comunidade italiana, do bairro rural Jaguari, em Limeira, está realizando a 73ª Festa da Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Segundo seu presidente Marcos Paulo Gaspar, fala com carinho e orgulho do pessoal da comunidade, “aqui somos um grupo unido na fé e no trabalho. Essa festa que estamos fazendo, estou dedicando todo o meu amor e devoção. Cada ano que passa, eu vou aprendendo mais. Dessa vez, nós fomos adiantando o serviço o máximo que conseguimos, pra não chegar no dia que antecede a festa, ficarmos até tarde, pra poder dar conta das tarefas. Eu moro aqui nesse bairro e sou nascido aqui, sou neto do sr. Antônio Biazoto, e sobrenome Gaspar da parte de meu pai”, contou.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida decorada para a festa do Jaguari

No bairro Jaguari, tem a capela Nossa Senhora Aparecida, que motiva a festa da comunidade. Essa capela iniciou uma reforma há seis anos atrás, e quem conheceu ela, nesse período, se surpreende hoje, com a reforma terminada. Marcos esclarece, “a reforma realmente começou há oito anos atrás, e o presidente era Arnaldo José Santa Rosa que tomou a decisão pela reforma do prédio. Esse trabalho durou todo o período da presidência do Arnaldo e quando acabou a reforma, era hora de nova eleição de diretoria, foi quando o pessoal me elegeu presidente”.
Detalhando, Marcos explicou como costume do bairro, fazer a cada 3 anos uma eleição de diretoria. “O pessoal da comunidade, escreve onze nomes em um papelzinho, para compor a diretoria. Aí fui eleito para presidente e meu irmão Murilo, para vice. Passados 3 anos, nova eleição, aconteceu a mesma coisa, eu e meu irmão, continuamos na diretoria”.

Enquanto o público se diverte, os assados estão a todo vapor na fornalha, sob olhar atento dos cozinheiros

A capela Nossa Senhora Aparecida pertence a paróquia Nossa Senhora do Rosário e o pároco é Junior de Oliveira Santos. A respeito da reforma, Marcos diz que sr. Arnaldo fez tudo e mais um pouco pra deixar confortável e bonita a capela, “o Neco (Arnaldo) entregou de coração. Eu só repintei o ano passado. As missas acontecem todo sábado as 17 hs. E nós temos o privilégio de ter 3 padres rezando missa aqui. O Padre Junior que é o principal, o padre Olívio que mora na comunidade vizinha daqui, que é a Sagrada Família e o padre Constantino, que é da comunidade Santo Antônio. Todos rezam aqui, é sempre um prazer recebê-los.”, falou Marcos.

A iguaria caipira: cabeça de leitoa recheada

A festa do bairro Jaguari sempre acontece uma vez ao ano, no mês de setembro, em dois dias seguidos, atraindo um grande público, devido as atrações musicais, o ambiente familiar e principalmente a culinária caipira que é servida, como a cabeça de leitoa recheada, o pernil e costelinha de porco, frango assado e pastéis, tem uma grande variedade de doces maravilhosos, feito pelas mãos abençoadas das mulheres da comunidade, destacando a laranjinha Kim Kan recheada de beijinho, elaborado por Sandra Santa Rosa.

Nos bastidores: a fornalha a pleno fogo e os assados, dando água na boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *