São Paulo está sendo palco de discussões sobre “as novas configurações do quarto poder”, seminário de jornalismo realizado pelo Sesc Vila Mariana, em parceria com a revista Cult. Iniciado na quarta-feira, 15, e terminará amanhã sexta-feira, 17.
Já tomaram a palavra diversos jornalistas e psicanalistas para traçar suas analises e pensamentos sobre o atual momento que vive a imprensa pelo mundo.

Seminário Jornalismo: as novas configurações do quarto poder

As famigeradas Fake News, não poderiam ficar de fora dessa conversa, tema tratado por Andrea Dip, repórter especial da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, onde ela enfatizou que “as notícias falsas devem encontrar a resistência dos meios de comunicações quem tem credibilidade”.
Wilson Gomes, doutor em filosofia e professor da faculdade de comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), destacou que nosso cenário político está polarizado e “cada vez mais, tem gente querendo apagar o fogo com gasolina. As pautas morais reacionárias, parecem normal. Só o jornalismo pode fazer algo para isso melhorar”.
O pesquisador italiano e professor da USP, Massimo Di Felice disse que “faz sentido a expressão ‘all news is fake’, quando a divulgação voluntária de notícias falsas se torna ficcional, partindo para uma dimensão da realidade construída, como o ator de teatro quando está representando o personagem”. Citando Franz Kafka, concluiu dizendo “até que enfim o mundo se tornou uma fábula”.

Para o último dia de debates, estão programadas as mesas com os temas: “como o jornalismo se prepara para cobrir as questões identitárias com responsabilidade?”, “cultura além do serviço: qual é o espaço do jornalismo cultural nos dias de hoje?”, “o jornalismo permanece?”, “jornalismo de dados”, “profissão: jornalista”.
As discussão dessas mesas, além dos assuntos abordados pelos profissionais participantes e o público presente, nos dias de seminário, estarão nas próximas edições impressas do Jornal Pires Rural, não percam !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *